Writing for the Web at Cancer Research UK

A few weeks ago at Cancer Research UK we had the 200th person attend our ‘Writing for the Web’ course. After celebrating with a ticker-tape parade and a commemorative Twix, it got me reflecting on…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




Porque estudar a Antiguidade?

Muitos podem se perguntar porque a página se concentra a falar apenas da Antiguidade. Não seria apenas por uma questão estratégica, pelos outros períodos serem bastante tratados, mas sim porque reconhecemos a importância do período.

É evidente que períodos mais recentes, como Século XX, tem efeitos muito mais imediatos sobre a atualidade. Entretanto, não podemos jamais subestimar a influência de eventos distantes nos tempos atuais. Assim como traumas na infância podem definir toda nossa vida, eventos da Antiguidade ainda ecoam em nosso meio.

Veja o Oriente Médio: Foi na Antiguidade que se levantou as várias civilizações com uma vasta diversidade. Isso tornou a região extremamente instável e violenta, tendo apenas poucos tempos de paz. Apesar da islamização, as bases civilizacionais que cada povo possuía ainda permaneceram e são a causa das diferenças para cada país islâmico. Veja o Irã, que seu povo se declara persa falando a língua farsi e não árabe, sendo muito diferente da Arábia Saudita por exemplo.

Assim como curiosamente ainda admiramos e seguimos ensinamentos desenvolvidos nesse período: Os trabalhos dos filósofos Platão e Aristóteles continuam sendo a base de qualquer produção atual; assim como as maiores religiões do mundo (Cristianismo, Islamismo* e Hinduismo) todas surgiram na Antiguidade.

*O Islã começou na verdade no início da Idade Média, mas suas bases foram textos cristãos, judeus e de seitas da época. Por isso ele ainda manteve grande carga de conceitos da Antiguidade.

Isso refuta a visão “linear” que muitos possuem que cada época é superior à sua anterior. Muitas coisas do passado se mostraram superior a invenções mais tardias. Exemplos claros são a Democracia e a teoria atômica criadas há mais de 2500 anos;

Vale lembrar que graças a Globalização, todas as civilizações tem influenciado as demais, assim toda a carga histórica delas, que começou na Antiguidade, acaba se misturando. Por isso você veste calças, criadas por persas; deve seguir uma religião monoteísta criada por judeus; vive num país que tem como base o Direito Romano; é protegido por armas de fogo, invenção dos chineses; etc.

Por isso quando estudamos a Antiguidade, estamos aprendendo nossas raízes, e não só de algum povo em particular, e podemos até aprender coisas boas que a Humanidade esqueceu. O é super importante até pessoalmente, pois quem não sabem de onde veio, não sabe para onde vai.

Add a comment

Related posts:

Nunca se ven los vientos

Nadie lo vio desembarcar en la unánime noche, nadie vio el Buquebús anclando en el puerto ni reparó en el efecto insólito de la planchita que le alineaba los rulos a cada lado de la raya al medio. La…